Repórter Recife – PE – Brasil

Deputado propõe debate na Câmara sobre investimentos no futebol amador para valorização do esporte nas comunidades.

A valorização do futebol amador brasileiro será tema de debate na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em audiência pública proposta pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA). O parlamentar defende a criação de políticas públicas para a valorização do futebol amador nas cidades, por meio das ligas municipais e clubes amadores filiados a elas.

O evento está marcado para a próxima quarta-feira (13) às 15 horas, no plenário 4. A intenção é discutir o papel do futebol amador como vetor no combate aos índices de violência, contribuindo de forma eficaz com a inclusão social e na qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o deputado, as ligas municipais têm um papel fundamental na promoção de campeonatos amadores com crianças, adolescentes e adultos, na capacitação de treinadores e árbitros amadores, além de promover projetos sociais com crianças. Além disso, as ligas movimentam a economia local e possibilitam a descoberta de novos talentos.

No entanto, Faleiro ressalta que existem entraves que limitam a atuação e expansão efetiva do futebol amador nas comunidades. Segundo o deputado, na estrutura atual, não há possibilidade de uma atuação ou intervenção pública de forma mais direta para o fomento do futebol amador.

Diversas personalidades e representantes do meio esportivo foram convidados para a reunião, que visa levantar propostas e soluções para o fortalecimento do futebol amador no país. A discussão também abordará a importância social do segmento e possíveis medidas governamentais destinadas a promover o seu crescimento.

Portanto, espera-se que a audiência pública possa fomentar ideias e sugestões para a criação de políticas de incentivo ao futebol amador, visando não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também o impacto social positivo que esse segmento pode proporcionar. O debate é de extrema importância para a promoção do esporte e do bem-estar da população brasileira.

Sair da versão mobile