Audiência na Câmara debate o aumento de feminicídios e a importância da perícia criminal na investigação

No Brasil, a violência contra as mulheres é uma triste realidade que resultou no assassinato de mais de 1.400 mulheres em 2022, de acordo com um estudo realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Diante desses números alarmantes, a importância da perícia criminal na investigação de feminicídios será discutida em uma audiência marcada para esta segunda-feira (11) no plenário 14, a partir das 14 horas.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) é a responsável por solicitar a realização dessa audiência e destaca que a transparência nos dados é fundamental para conscientizar a sociedade sobre esse problema. Segundo a parlamentar, a média de um assassinato a cada seis horas evidencia a urgência em lidar com essa questão. Ela também aponta que, desde a Lei do Feminicídio entrou em vigor em 2015, o número de assassinatos de mulheres atingiu o seu pico em 2022.

A deputada enfatiza a importância da perícia criminal para garantir que os casos de feminicídio não sejam ignorados e fiquem fora dos dados oficiais. Além disso, ela menciona um aumento de mais de 150% no registro de casos de violência fatal contra a mulher no Distrito Federal após a implementação do protocolo de perícias nos crimes de feminicídio pela Polícia Civil local.

Como parte de uma abordagem multiangular para enfrentar essa questão, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados pretende discutir medidas que possam contribuir para a redução da violência contra as mulheres. Através da investigação adequada e da coleta precisa de dados, a esperança é que haja um progresso significativo na proteção das mulheres e na prevenção de mais casos de feminicídio.

Além disso, a Câmara dos Deputados apresentou um infográfico interativo sobre as armas mais usadas em assassinatos de mulheres, destacando a necessidade de conscientização sobre as diferentes formas de violência sofridas por mulheres.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que sejam tomadas medidas eficazes para combater a violência contra as mulheres. A audiência promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é um passo importante para abordar esse problema de maneira abrangente e buscar soluções para proteger as mulheres no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo