Câmara dos Deputados aprova projeto de redistribuição de royalties do petróleo para promover desenvolvimento regional equilibrado

Na manhã de 22 de dezembro de 2023, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem como objetivo permitir que municípios que recebem royalties do petróleo destinem uma pequena parcela desses recursos para um fundo de auxílio aos municípios vizinhos. A proposta não estabelece um percentual específico, deixando a decisão para o município produtor de petróleo.

De acordo com o projeto, o fundo será gerido por um comitê composto por representantes dos municípios produtores e beneficiários, e os recursos serão utilizados pelos municípios vizinhos em ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável. Os deputados responsáveis pelo Projeto de Lei 4504/23 são Washington Quaquá e Dimas Gadelha, ambos do PT-RJ, e o relator da proposta é o deputado Padovani, da União-PR, que recomendou a aprovação.

Artigos relacionados

Segundo Padovani, a redistribuição dos royalties do petróleo pode promover um desenvolvimento regional mais equilibrado, beneficiando diferentes áreas como infraestrutura, educação, saúde, saneamento básico, meio ambiente e outras áreas estratégicas conforme as demandas de cada localidade. A proposta ainda precisa passar pela análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

O projeto gerou opiniões divergentes entre os parlamentares quanto à sua viabilidade e impacto, mas foi aprovado pela mencionada comissão, o que representa um avanço para a possível implementação do fundo de auxílio aos municípios vizinhos. Essa medida pode representar um marco no desenvolvimento equilibrado das regiões produtoras de petróleo, demonstrando um compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.

A proposta ainda dependerá de mais discussões e análises, mas representa um passo importante na busca por distribuir de maneira mais equitativa os recursos provenientes da exploração de petróleo, visando um impacto positivo no desenvolvimento das comunidades envolvidas. A expectativa é que a proposta receba a atenção necessária para que seja efetivamente implementada em benefício dos municípios envolvidos.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo