Estudo revela como furacões transportam poluição para lugares remotos e intocados, como Terra Nova, no Canadá.

Um estudo recente publicado na revista Communications Earth & Environment, do grupo Nature, revelou que furacões podem transportar poluentes por longas distâncias, atingindo locais considerados limpos e selvagens. Isso foi comprovado a partir da documentação feita pelos autores do estudo, que observaram como o furacão Larry fez chover microplásticos em uma área previamente pura de Terra Nova, no Canadá.

Os microplásticos, derivados da degradação de milhares de tipos de produtos fabricados pelo ser humano, são hoje considerados uma das mais persistentes e onipresentes formas de poluição. E, ao passar pelo Giro do Atlântico Norte, Larry sugou microplásticos do mar e os despejou na forma de chuva, atingindo a remota Terra Nova, a mais de mil quilômetros de distância.

Com ventos de até 250 km/h, o furacão Larry causou tempestades devastadoras e, em setembro de 2021, fez chover plástico na região. A análise que confirmou a ligação entre o furacão e a chuva de microplásticos só foi concluída neste ano. Entre os autores do estudo, está Anna Ryan e seus colegas da Universidade de Dalhousie, no Canadá, que enxergaram a rota do furacão Larry passar por uma área do oceano repleta de microplásticos e seguir em direção à Terra Nova, que era previamente livre desse tipo de poluente. A análise da região antes e depois da passagem do furacão confirmou que ele havia despejado microplásticos no local.

Essa descoberta levanta um alerta sobre a capacidade dos furacões de disseminar poluentes em áreas inesperadas, o que pode ter consequências danosas para a biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas. Ela também evidencia a necessidade de se repensar a gestão e disposição de resíduos plásticos, a fim de evitar que acabem sendo lançados e espalhados de maneira descontrolada pelo meio ambiente. Portanto, esse estudo reforça a importância de políticas mais efetivas e práticas para o controle e redução do uso de plásticos, visando à preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo