Forças Armadas ucranianas recuam para subúrbios de Marinka, afirma comandante Valeriy Zaluzhny em coletiva de imprensa em Kiev.

O general Valeriy Zaluzhny, chefe das Forças Armadas ucranianas, informou que suas tropas recuaram para os subúrbios de Marinka. Durante uma coletiva de imprensa em Kiev, o general argumentou que isso não deve causar indignação. Ele explicou que ainda mantém forças na parte norte da cidade, mas preparou uma linha de defesa fora dela para onde podem recuar, caso necessário.

Zaluzhny afirmou que Marinka não existe mais devido à destruição causada pelos conflitos armados. A Rússia anunciou que assumiu o controle da cidade na segunda-feira, alegando afastar a artilharia ucraniana de Donetsk, capital do estado. Uma das implicações dessa tomada, segundo o presidente russo Vladimir Putin, é o maior espaço operacional para as forças de Moscou na área.

O comandante também estimou que a Rússia tem capacidade para destruir uma cidade como Bakhmut, na Ucrânia, em um período de apenas três meses. A Rússia capturou Bakhmut em maio e mantém um cerco em outro bastião, localizado na região de Avdiivka, há meses.

Apesar disso, Zaluzhny elogiou o trabalho duro dos soldados ucranianos e reconheceu que enfrentam uma tarefa difícil em condições extremas.

O conflito armado na Ucrânia começou em 2014, quando separatistas pró-Rússia assumiram o controle de Donetsk, a região onde Marinka está localizada. Desde então, a situação tem se agravado e causado consequências devastadoras para o país, com cidades sendo reduzidas a escombros e a mobilidade de suas forças militares sendo afetada. Esta tensão com a Rússia permanece um ponto sensível no cenário geopolítico internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo