Receitas caseiras para prevenir e aliviar ressaca após festas de fim de ano, segundo terapeuta nutricional.

Os estragos de uma comemoração de final de ano muitas vezes são sentidos no dia seguinte, principalmente com a ressaca. Esses efeitos colaterais da ingestão de álcool podem incluir boca seca, dor de cabeça, enjoo e vômito. E, para ajudar as pessoas que exageraram um pouco, a terapeuta nutricional Cara Shaw compartilhou com o jornal Metro do Reino Unido dicas de como se alimentar na manhã seguinte para ajudar o corpo a se recuperar.

De acordo com Shaw, o café da manhã pós-ressaca deve ter dois objetivos principais: regular o açúcar no sangue e reforçar o fígado, que está trabalhando para metabolizar o álcool. Por isso, ela aconselha esperar cerca de 90 minutos após acordar para se alimentar, escolhendo alimentos ricos em proteínas para ajudar a fortalecer o fígado.

Entre as sugestões de um café da manhã ideal para combater a ressaca estão 3 ovos cozidos, cogumelos salteados em azeite, abacate, queijo feta, tomates cozidos e regados com azeite. Cada alimento tem um benefício específico para o corpo depois de uma noite de excessos, como a proteína dos ovos, as vitaminas B dos cogumelos, a gordura saudável do abacate, entre outros.

Além disso, é importante se manter bem hidratado, então combinar esses alimentos com muita água é fundamental. Shaw também recomenda uma xícara de Matcha para ajudar na recuperação.

Mesmo com essas dicas, é importante lembrar que o consumo excessivo de álcool pode trazer prejuízos à saúde e que, para evitar a ressaca, o ideal é consumir com moderação. O álcool, em grande quantidade, pode causar diversos problemas no organismo, portanto, é sempre importante manter o equilíbrio e a consciência na hora de celebrar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo