Chegada do Verão: Dicas para se Proteger do Calor e dos Raios Ultravioletas ao Curtir a Estação Mais Quente do Ano

O verão chegou e, com ele, os dias mais longos marcados pelo calor intenso. Essa é a época perfeita para ir à praia, piscina, curtir as férias e usar tecidos mais leves. No entanto, é importante tomar cuidado com a pele e sua exposição aos raios ultravioletas para que a diversão não acabe se transformando em transtorno.

Conversamos com a dermatologista Poliana Souza, do Hospital Jayme da Fonte, que alertou para os perigos da exposição solar excessiva. “Quando a gente pensa na chegada do verão, pensamos em muita exposição solar. As doenças agravadas pelo sol incluem o melasma e o lúpus, enquanto as desencadeadas são aquelas mais difundidas, como câncer de pele, lesões que podem se tornar câncer de pele e lesões de queimadura solares”, explicou a especialista.

No Brasil, um país tropical, o sol é o principal agente causador do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele por ano, o que torna este tipo de câncer o mais comum no país. Portanto, é fundamental proteger a pele o tempo todo, mesmo nos dias nublados.

A dermatologista ressaltou a importância de usar diariamente o filtro solar, reaplicando-o a cada três horas nas áreas expostas ao sol. Ela também alertou que o protetor solar deve ser utilizado mesmo ao usar camisas com proteção UV, e que é essencial reaplicá-lo sempre que sair da água.

Além do protetor solar, a utilização de camisas e roupas com proteção UV também é indispensável para a prevenção do câncer de pele. E, ao surgir qualquer mancha nova na pele, é importante procurar um dermatologista para um diagnóstico completo.

Tendo em vista todos esses cuidados, é possível aproveitar o verão com segurança e proteção para evitar problemas de saúde decorrentes da exposição excessiva ao sol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo