Comissão de Desenvolvimento Econômico aprova inclusão de empresas de reciclagem no Simples Nacional

Na última sexta-feira, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 82/22, que tem como objetivo incluir empresas de reciclagem entre os beneficiados pelo Simples Nacional, regime tributário que permite o recolhimento de vários impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia. O projeto, de autoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC), representa um avanço na área da reciclagem e no tratamento de resíduos sólidos no país.

A inclusão das empresas de reciclagem no Simples Nacional já era prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. No entanto, o texto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico busca incluir de forma mais específica esta previsão no Estatuto da Microempresa, visando oferecer um tratamento tributário especial para as empresas de prestação de serviços de reciclagem, de comercialização de produtos reciclados e de tratamento de resíduos sólidos.

O relator do projeto, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), apresentou parecer pela aprovação e destacou a importância do incentivo proposto para as empresas do setor de reciclagem. Segundo o parlamentar, essa concessão de incentivo poderá contribuir para a inclusão social e o combate à pobreza, além de impulsionar as economias locais onde essas atividades são incentivadas.

O projeto segue agora para análise pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após ser avaliado por estas comissões, o projeto deverá ser encaminhado para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Essa iniciativa legislativa representa um avanço significativo no que diz respeito ao tratamento de resíduos sólidos e ao estímulo à reciclagem no Brasil. A inclusão das empresas de reciclagem no Simples Nacional pode representar um marco importante na promoção de práticas sustentáveis e na geração de empregos no setor, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do país.

Acompanharemos atentamente o trâmite deste projeto no Congresso Nacional e os impactos que essa medida poderá trazer para o setor de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo