INSS reforça análise de atestados médicos com inteligência artificial para identificar possíveis fraudes nos pedidos de benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que nos próximos 30 dias irá intensificar a análise dos atestados médicos enviados pela internet nos pedidos de benefício por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença. Essa medida visa aprimorar a identificação de possíveis tentativas de fraude por meio do Atestmed, um sistema de análise documental que substitui a perícia médica, por meio de inteligência artificial (IA).

Desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), a IA será responsável por cruzar dados cadastrais de médicos com as informações contidas nos atestados, buscando identificar inconsistências, tais como número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), especialidade, local de trabalho, IP do computador de envio do atestado, nome e assinatura do profissional.

Essa iniciativa foi motivada pela identificação de irregularidades em documentos protocolados no Atesmed, por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para benefícios de até 180 dias. Segundo o INSS, já há uma investigação em andamento pela Polícia Federal relacionada a essas irregularidades.

A implementação da IA surge após verificações manuais realizadas pelo órgão, que identificaram, por exemplo, quatro padrões de letras diferentes no uso do mesmo carimbo que atesta a assinatura do médico. A expectativa é que a nova ferramenta possa identificar essas inconsistências de forma mais sistemática e rápida.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que os testes no sistema da IA tiveram início nesta segunda-feira (16) e que a efetividade da ferramenta poderá ser analisada em breve. Ele também ressaltou a expectativa de apresentar bons resultados em um prazo de 20 a 30 dias.

Com essa iniciativa, o INSS demonstra estar empenhado em aprimorar seus processos de análise e combate a possíveis fraudes, visando assegurar a correta concessão de benefícios por incapacidade temporária aos segurados. A implementação da IA representa um avanço tecnológico importante na busca por maior eficiência e rigor na verificação dos atestados médicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo