Carnaval: Federação Brasileira de Bancos dá dicas contra golpes financeiros durante as festas para aproveitar com segurança.

O carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, mas, junto com a alegria da folia, é preciso tomar cuidado com os golpes financeiros que podem acontecer durante as comemorações. Para evitar surpresas desagradáveis, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e outros especialistas dão orientações para os foliões se protegerem.

Uma das opções de pagamento digital mais seguras é o uso do cartão, que oferece transações rápidas e mais seguras. Entretanto, é essencial estar atento para não cair em golpes.

Manter o cartão à vista durante compras presenciais, verificar o valor antes de pagar e optar pelo pagamento por aproximação são dicas importantes para evitar golpes durante as festas.

Além disso, é recomendado cadastrar-se para receber alertas do banco sempre que o cartão for utilizado, estar atento à aglomeração para evitar furtos e roubos, e verificar os dados do pagamento via PIX ao utilizar QR Code.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, ressalta a importância de inserir o cartão na maquininha por conta própria e conferir se o cartão devolvido é realmente o seu.

Outro aspecto que merece atenção durante o carnaval é o risco de roubos e furtos de celulares, que podem representar prejuízos financeiros com invasões a aplicativos bancários. Por isso, a organização sugere precauções como não armazenar senhas em locais vulneráveis no celular, usar mecanismos de proteção disponíveis nos smartphones e ajustar os limites do Pix antes de sair de casa.

O carnaval de rua em São Paulo contará com reforço no policiamento, com 15 mil policiais militares e seis mil viaturas atuando durante as festas. Além disso, o governo federal lançou o programa Celular Seguro em 2023, em parceria com a Anatel e Febraban, para facilitar o bloqueio de smartphones perdidos, roubados ou furtados, visando aumentar a proteção de dados e inibir ocorrências de invasões e fraudes financeiras.

Para utilizar o aplicativo, é necessário baixá-lo no Android ou IOS, e cadastrar dados como marca, modelo, número de série, operadora e IMEI, proporcionando proteção adicional aos foliões que desfrutarão das festas de carnaval.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo