Presidente Lula faz balanço das realizações de 2023 e apresenta objetivos para 2024 em mensagem ao Congresso.

No dia 05 de fevereiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem ao Congresso, fazendo um balanço das realizações dos parlamentares e do Executivo em 2023, consideradas importantes para o país. O presidente citou a volta de programas criados em mandatos anteriores, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos e a Farmácia Popular. Ressaltou também ações nas áreas de assistência social, combate à violência de gênero, busca de igualdade racial e proteção dos povos indígenas. Além disso, mencionou que o salário mínimo voltou a subir acima da inflação e que a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres foi aprovada com ampla maioria no Congresso.

O presidente Lula, que está em seu terceiro mandato, destacou ainda objetivos para o ano de 2024. Entre esses objetivos, está a dinamização da indústria ligada à construção civil, amparada por programas como o Minha Casa Minha Vida, além da nova política industrial para aumentar a capacidade exportadora de produtos de baixo carbono. Ele também ressaltou a expectativa de continuidade da redução de juros, que deverá ajudar o acesso ao crédito.

Na área do meio ambiente, o presidente citou a retomada do compromisso brasileiro de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, com metas ambiciosas de redução de carbono. Além disso, ressaltou que a política externa voltou a ser ativa e altiva, com benefícios imediatos para a economia.

A mensagem do chefe do Executivo destaca ainda que o governo federal reforçou a interlocução com os mais diversos setores da sociedade por meio da recriação de conselhos e a realização de conferências nacionais. Destacou também a força do diálogo federativo na formatação e na escolha dos projetos prioritários, assim como na volta da concessão de crédito para o desenvolvimento.

Por fim, o presidente Lula lembrou que as vitórias foram conjuntas, representando o compromisso comum com o Brasil e o povo brasileiro para manter o país no caminho dos direitos mais básicos daqueles que ainda sofrem com a fome, com as desigualdades, o preconceito, a violência e o ódio. A mensagem foi lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar.

A recriação de conselhos e a realização de conferências nacionais foram aspectos destacados pelo governo federal, em uma demonstração de força do diálogo federativo. Em apenas um ano, os bancos públicos federais fecharam contratos de empréstimos para estados e municípios com valor total equivalente à soma de tudo o que foi feito nos quatro anos anteriores. O presidente da República reforçou que as vitórias foram conjuntas, vindas tanto de projetos apresentados pelo Executivo, quanto de textos iniciados no Congresso Nacional. A mensagem se encerrou com um convite para acompanhar a transmissão ao vivo do evento.

Dessa forma, as expectativas para o ano de 2024 foram traçadas, abordando temas como dinamização da indústria, compromissos ambientais e ações de diálogo federativo. Estas medidas visam continuar promovendo o desenvolvimento do país, e, de acordo com as declarações do presidente Lula, manter o Brasil no caminho dos direitos mais básicos para toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo