Brasil tem boas chances de atingir metas do Plano Nacional de Educação para matrículas na educação infantil, indica Censo Escolar 2023

O Brasil está obtendo avanços significativos no que diz respeito ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) no que se refere às matrículas de crianças na educação infantil, de acordo com informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma das metas propostas pelo PNE é que o total de matrículas em creches atinja 50% da população com idade até 3 anos, o que representaria aproximadamente 5 milhões de matrículas. O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, afirmou que, de acordo com os dados do Censo Escolar 2023, o país está muito próximo dessa meta, tendo em vista a evolução dos números de matrículas nessa faixa etária nos últimos anos.

Após a pandemia, houve um crescimento expressivo nas matrículas em creches, ultrapassando a marca de 4,1 milhões de alunos matriculados. Apesar de faltarem cerca de 900 mil matrículas para atingir a meta estabelecida pelo PNE, a estimativa é de que isso seja possível, considerando o comportamento das matrículas em 2024, que é o último ano do horizonte do plano.

O Censo também revela que 76,7 mil creches estão registradas no Brasil, sendo que 66,8% das crianças estão matriculadas na rede pública e 33,2% na rede privada. Além disso, 50,4% das crianças da rede privada estão em instituições conveniadas com o poder público.

No que diz respeito à pré-escola, o censo mostra um total de 5,3 milhões de alunos matriculados, indicando uma tendência de universalização do atendimento educacional na faixa etária de 4 e 5 anos. Ademais, 78,1% dos alunos da pré-escola estão matriculados na rede pública, 21,9% estão na rede privada e 15,8% desses estudantes estão em instituições conveniadas com o poder público.

O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu esses resultados à colaboração dos estados e municípios, assim como às leis aprovadas pelo Legislativo brasileiro, garantindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a educação. Santana ressaltou que esses avanços também são fruto da retomada de obras paralisadas, que incluem investimentos na educação básica.

O Censo Escolar, que é a principal pesquisa estatística da educação básica, abrange todas as etapas e modalidades da educação, oferecendo dados importantes para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e avaliação das políticas públicas educacionais. Ao registrar um total de 47,3 milhões de estudantes distribuídos em 178,5 mil escolas, o censo fornece informações fundamentais sobre a situação educacional do país, estados e municípios, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas educacionais.

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