Conselho de Comunicação Social debate remuneração de conteúdo jornalístico em plataformas digitais no Senado Federal.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se reuniu pela primeira vez no ano nesta segunda-feira para debater a remuneração do conteúdo jornalístico utilizado pelas plataformas digitais. O encontro ocorreu no plenário 7 da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal, a partir das 9h30, e contou com a presença de diversos convidados, como a professora da Universidade de Brasília (UnB) Marisa von Bülow, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, e o diretor-executivo do InternetLab, Francisco Britto Cruz.

O debate sobre a remuneração do conteúdo jornalístico nas plataformas digitais vem ganhando destaque no Congresso Nacional, com vários projetos de lei em análise. Um desses projetos, o PL 2370/19, proposto pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), busca alterar a Lei dos Direitos Autorais para garantir a remuneração de artistas e empresas jornalísticas pelo conteúdo criado.

Essa discussão foi impulsionada após a aprovação do PL das Fake News no Senado, que incluía a previsão de ressarcimento aos jornalistas pelo conteúdo utilizado nas plataformas digitais, mas acabou sendo retirado do texto final na Câmara dos Deputados por conta de divergências.

Após a audiência pública, o Conselho de Comunicação Social realizou uma reunião deliberativa para analisar três itens, incluindo a proposta de reforma da Lei 8.389/91, que instituiu o próprio órgão. O relatório apresentado pelos conselheiros apontou dispositivos que podem dificultar a atuação do grupo, como os relacionados ao processo de eleições de membros e à composição do colegiado.

Para garantir a autonomia do Conselho, a proposta sugere mudanças na redação da lei, ampliando as atribuições do órgão para permitir a realização de estudos, pareceres e recomendações sobre Comunicação Social, não apenas quando provocado pelo Congresso Nacional, mas também por solicitação dos membros ou entidades da sociedade civil.

O Conselho de Comunicação Social, previsto na Constituição Federal de 1988 e implementado em 1991, é composto por membros titulares e suplentes do setor midiático e da sociedade civil, atuando como órgão consultivo do Congresso Nacional em questões relacionadas à comunicação social.

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