Projeto de Lei propõe que 80% da energia consumida pela administração pública federal seja de fonte solar, visando economia e sustentabilidade.

Na tarde desta terça-feira, dia 05/03/2024, o deputado Ricardo Ayres, do partido Republicano de Tocantins, apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 318/24, que tem como objetivo determinar que pelo menos 80% da energia elétrica consumida pelos órgãos da administração pública federal, autarquias e fundações, venha de fonte solar. Essa proposta está em fase de análise no Congresso Nacional.

De acordo com o projeto, para garantir que o percentual mínimo seja atingido, os órgãos terão algumas opções, como investir na geração própria de energia solar, inclusive nas modalidades de microgeração e minigeração distribuída, celebrar contratos de fornecimento de energia solar no mercado livre, ou utilizar uma combinação dessas duas formas de suprimento.

O deputado Ricardo Ayres enfatiza que a utilização da energia solar trará inúmeros benefícios para a administração pública, contribuindo para a sustentabilidade da eletricidade consumida e para o combate às mudanças climáticas. Além disso, Ayres destaca que a medida será vantajosa para as contas públicas, pois resultará na redução das despesas da União com energia elétrica.

O próximo passo para o projeto é a análise nas comissões de Administração e Serviço Público, de Minas e Energia, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto seguirá um rito de tramitação conclusivo, onde será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, sem a necessidade de deliberação no Plenário, a menos que haja decisões divergentes entre as comissões ou recursos assinados por 52 deputados para a apreciação da matéria em Plenário.

A reportagem sobre o projeto foi realizada por Janary Júnior, com edição de Marcia Becker. Esse projeto marca um passo importante rumo à sustentabilidade e à economia de recursos na administração pública federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo