Pilotos dormem em pleno voo na Indonésia: Ministério dos Transportes inicia investigação sobre a companhia aérea Batik Air

O Ministério dos Transportes da Indonésia abriu uma investigação após a revelação de que dois pilotos da companhia aérea Batik Air adormeceram em pleno voo. O incidente ocorreu no dia 25 de janeiro, quando o piloto e o copiloto dormiram simultaneamente por cerca de 28 minutos. Este episódio causou uma série de erros de navegação, mas felizmente o voo, que partiu de Sulawesi em direção a Jacarta, terminou sem acidentes, com os 153 passageiros e quatro comissários de bordo a bordo saindo ilesos. A viagem teve duração de duas horas e cinco minutos.

A diretora-geral dos transportes aéreos, Kristi Endah Murni, afirmou que as companhias aéreas devem dar mais atenção ao descanso da tripulação, e anunciou que será conduzida uma investigação e revisão da operação do voo relacionada ao gerenciamento de risco de fadiga para a Batik Air e todos os operadores de voo.

Em resposta, a Batik Air declarou em comunicado que opera de acordo com os regulamentos de descanso apropriados e está comprometida em implementar todas as recomendações de segurança. Os pilotos envolvidos no incidente foram temporariamente suspensos.

De acordo com o relatório da KNKT, um dos pilotos não havia descansado adequadamente na noite anterior ao voo. O piloto pediu permissão para descansar meia hora após a decolagem, mas ambas as tripulações acabaram adormecendo. Apesar disso, o capitão conseguiu corrigir a rota a tempo após acordar e perceber a situação.

A KNKT instou a Batik Air a criar procedimentos detalhados para garantir que os pilotos e a tripulação estejam devidamente descansados antes dos voos. Este incidente serviu como alerta para a importância do descanso adequado da tripulação aérea para garantir a segurança dos voos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo