Começa em todas as capitais a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”.

A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos teve início nesta segunda-feira (11) em todas as capitais do país, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. Realizada pelos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Cultura, a mostra seguirá até o dia 22 de março, com exibição gratuita de 18 filmes nacionais.

Durante o evento, serão promovidos debates sobre temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. Os filmes selecionados abordam também os direitos de mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

As edições anteriores da mostra ocorreram entre 2006 e 2018, mas foram descontinuadas no último ano. Além da exibição presencial dos filmes, uma segunda fase do evento, chamada Mostra Difusão, acontecerá de 25 de março a 24 de abril, com a programação disponível em formato online na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais das cidades participantes.

Como parte da programação, serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, visando incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos. As oficinas, voltadas para professores da educação básica e arte-educadores, proporcionarão certificados aos participantes que completarem a carga horária mínima.

A programação da mostra inclui exibições em diversas cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, cada uma com datas específicas para a mostra e as oficinas. Mais informações sobre a programação completa podem ser encontradas no site oficial do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo