Câmara dos Deputados discute projeto de lei dos “combustíveis do futuro” para aumento da mistura de etanol e biodiesel.

A Câmara dos Deputados está em plena análise do projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que tem como objetivo a criação de programas nacionais de diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano, além do aumento da mistura de etanol e biodiesel na gasolina e no diesel, respectivamente. O texto em questão traz um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para o Projeto de Lei 528/20, originalmente proposto pelo ex-deputado Jerônimo Goergen, com base no PL 4516/23, do Poder Executivo.

Uma das principais mudanças propostas pelo projeto é o aumento da mistura de etanol na gasolina, passando de 22% para 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, o percentual máximo de mistura é de 27,5%, com o mínimo de 18% de etanol. Já em relação ao biodiesel, que é misturado ao diesel fóssil em 14% desde março deste ano, a proposta é acrescentar 1 ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030.

Artigos relacionados

Além disso, os deputados aprovaram, no início da sessão do Plenário, regime de urgência para o Projeto de Lei 1548/22, do Senado, que concede isenção de PIS/Pasep e Cofins ao farelo e ao óleo de milho. A proposta deverá ser votada nas próximas sessões.

No mesmo dia, o deputado Naumi Amorim (PSD-CE) assumiu o cargo, com a licença do deputado Célio Studart (PSD), que reassumiu a Secretaria da Proteção Animal do Ceará.

Para mais informações sobre o andamento desses projetos e outras notícias do dia, continue acompanhando nossa cobertura ao vivo.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo