Comissão discute possibilidade de acumulação de cargo de professor com outro de qualquer natureza em reunião nesta quarta-feira.

Na tarde desta quarta-feira (13), a comissão especial responsável pela análise da possibilidade de professores da rede pública acumularem cargos no serviço público se reuniu para discutir e votar o parecer da relatora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP). A proposta em questão é a PEC 169/19, que visa permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza, expandindo as possibilidades previstas atualmente pela Constituição, que permite o acúmulo de dois cargos de professor ou um de professor com outro técnico ou científico.

A relatora Maria Rosas assumiu o posto após a saída do antigo relator, deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), que retornou ao cargo de titular no ano passado. Segundo a deputada, a proposta tem como objetivo principal solucionar os constantes questionamentos judiciais acerca da acumulação de cargos por professores.

A tramitação da PEC avançou com a aprovação da admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, após a análise da comissão especial, o texto seguirá para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Essa possibilidade de acumulação de cargos para professores tem sido um tema recorrente e de grande interesse para a categoria, que busca garantir seus direitos e melhores condições de trabalho. A proposta tem dividido opiniões entre os parlamentares, com defensores argumentando em favor da simplificação dos processos burocráticos e críticos destacando possíveis impactos negativos na qualidade do ensino.

A expectativa agora é de que a comissão especial conclua a análise da proposta e a encaminhe para votação no Plenário, onde novas discussões e debates deverão surgir antes de uma decisão final ser tomada. A questão da acumulação de cargos por professores é complexa e demanda um cuidadoso equilíbrio entre os interesses do funcionalismo público e a qualidade da educação oferecida à população.

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