De acordo com comunicado enviado à agência reguladora espanhola CNNV, o Grupo Dia informou que a medida foi necessária devido aos resultados negativos persistentes no país. As lojas fechadas foram classificadas como de baixo desempenho e não há data definida para o encerramento das operações.
Após o fechamento das lojas, o grupo manterá suas unidades apenas em São Paulo, onde possui 244 estabelecimentos. O diretor financeiro da empresa, Guillaume Marie Didier, afirmou que a rede irá analisar alternativas estratégicas para os demais negócios no Brasil.
A concorrência acirrada foi um dos fatores que contribuíram para a decisão do Grupo Dia. A rede enfrenta a forte competição da empresa mexicana Oxxo, que tem expandido significativamente no Brasil nos últimos anos, com preços competitivos. Enquanto isso, a empresa brasileira tem focado em sua joint venture com a Femsa Comércio e Raízen Combustíveis, que tem sido bem-sucedida em suas operações.
O Grupo Dia planeja direcionar seus recursos para seus mercados mais lucrativos, como Espanha e Argentina, onde detêm uma posição de liderança. A estratégia visa buscar estabilidade financeira após os resultados negativos registrados nos últimos anos. Além disso, a empresa recentemente desinvestiu suas operações em Portugal, vendendo suas 500 unidades para reduzir sua alavancagem.
Com um prejuízo reduzido no último ano e planos de concentrar suas operações em mercados mais rentáveis, o Grupo Dia reafirma seu compromisso com o Brasil, mas com uma nova estratégia que visa garantir a sustentabilidade de suas operações no país.