Repórter Recife – PE – Brasil

Projeto de Lei de João Daniel visa fortalecer liberdade de atuação profissional ao permitir trabalho voluntário sem penalidades.

Na tarde do dia 19 de março de 2024, o deputado João Daniel (PT-SE) anunciou um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara dos Deputados e que tem como objetivo proibir órgãos de classe de imporem penalidades ou acionarem disciplinarmente profissionais que realizam trabalho voluntário. De acordo com o parlamentar, algumas entidades têm adotado práticas punitivas nesse sentido, o que acabaria por limitar a liberdade de atuação profissional.

Um dos exemplos citados por João Daniel é a Resolução 1138/16 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que impede os profissionais da área de realizarem consultas e procedimentos de forma gratuita em seus consultórios, clínicas ou hospitais. Além disso, o deputado destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também restringe a atuação voluntária de advogados que prestam serviços remunerados a clientes.

Ao propor essa medida, o deputado argumenta que a liberdade de atuação profissional será fortalecida, uma vez que os profissionais terão autonomia para escolher se desejam ou não prestar serviços gratuitos à população. O Projeto de Lei em questão pretende incluir essa nova medida na Lei 9.608/98, que trata do serviço voluntário, alterando também a definição de serviço voluntário para incluir atividades não remuneradas voltadas para a assistência aos animais e à natureza.

A proposta agora seguirá para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Trabalho, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A reportagem foi realizada por Lara Haje, com edição de Rodrigo Bittar. A expectativa é de que a proposta seja debatida e votada nas comissões responsáveis, a fim de garantir a liberdade dos profissionais em atuarem de forma voluntária.

Sair da versão mobile