USP oferece curso gratuito de programação em Python para meninas do ensino médio e concluintes com aulas online.

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para um curso gratuito de programação voltado para alunas do ensino médio ou concluintes. A iniciativa intitulada “Meninas Programadoras: introdução à programação com Python” busca incentivar o interesse de pessoas do gênero feminino ou não-binário na área da computação.

As aulas online acontecerão do dia 30 de março ao dia 27 de abril, das 14h às 17h, e serão ministradas por um time de profissionais qualificados. O único requisito para participar do curso é ter um computador com acesso à internet. A plataforma utilizada será o Google Classroom e o Google Meet, além de outras específicas de programação.

A USP promete que todas as participantes que se envolverem em pelo menos 75% das atividades receberão um certificado de conclusão. A iniciativa já está na sua 25ª turma e é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), com foco principal em alunas do ensino médio.

A idealizadora do projeto, a professora Maria da Graça Campos Pimentel, ressalta a importância do curso para incentivar mais meninas a se interessarem pela área da programação. Ela conta com uma equipe de bolsistas, tutores e tutoras voluntárias para auxiliar as participantes durante o curso.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial da plataforma e realizar o cadastro no Sistema Apolo da USP. No momento da inscrição, é fundamental preencher corretamente o e-mail, pois será o principal meio de comunicação para informações relevantes sobre o curso.

Com mais de 1.000 alunas já formadas na introdução à programação, a USP reforça seu compromisso em promover a inclusão de meninas e mulheres no mercado de tecnologia. A iniciativa busca diminuir a disparidade de gênero nesse setor e fomentar o interesse das jovens pelo universo da programação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo