Audiência Pública discutirá ampliação da oferta de educação bilíngue para pessoas surdas na Câmara dos Deputados nesta terça-feira

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública na próxima terça-feira, dia 26 de março, para discutir a ampliação da oferta de educação bilíngue para surdos. A deputada Amália Barros, do PL-MT, é a responsável pelo requerimento que originou a realização dessa importante reunião.

O objetivo principal da audiência é debater a inclusão da educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A proposta é promover a criação de escolas bilíngues onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja a língua de instrução, comunicação e interação. Segundo a deputada Barros, essa iniciativa tem como intuito fornecer um ambiente linguístico adequado para o desenvolvimento integral dos educandos surdos e com outras deficiências associadas que optam por essa modalidade de ensino.

Durante a audiência, serão abordados diversos temas relevantes, como a equidade na educação bilíngue para surdos, experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues em outros países, desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação bilíngue no Brasil e propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de mais escolas bilíngues para surdos.

A reunião está agendada para as 13 horas no plenário 13 da Câmara dos Deputados. Diversos participantes, entre especialistas, representantes de organizações e membros da comunidade surda, estarão presentes para contribuir com o debate. O evento é de extrema importância para a promoção da inclusão e acessibilidade na educação, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Portanto, a audiência pública sobre a ampliação da educação bilíngue para surdos promete ser um espaço de reflexão e diálogo sobre as necessidades e desafios enfrentados por essa parcela da população. A discussão dessas questões é fundamental para a construção de políticas educacionais mais inclusivas e acessíveis a todos os cidadãos.

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