Câmara dos Deputados presta homenagem à memória de Marielle Franco e Anderson Gomes em sessão solene marcando seis anos do crime.

A Câmara dos Deputados realiza hoje uma sessão solene em memória da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados há seis anos no Rio de Janeiro. O evento, proposto pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), está marcado para as 11 horas no Plenário da Câmara.

No último domingo, três pessoas foram presas sob a acusação de serem os mandantes do crime, incluindo o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), que era vereador na época dos assassinatos. Após a prisão, o União Brasil, partido ao qual Brazão era filiado, decidiu expulsá-lo, informando que ele já não possuía relacionamento com a legenda e havia solicitado sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral.

Marielle Franco se tornou uma figura emblemática na defesa dos direitos humanos durante sua atuação como vereadora no Rio de Janeiro. Talíria Petrone destaca que o atentado contra Marielle e Anderson representa uma ameaça ao exercício parlamentar e à própria democracia, especialmente para mulheres, negros e LGBTI+.

A deputada ressalta a importância de reconhecer e homenagear aqueles que, assim como Marielle, enfrentam ameaças, intimidações e até mesmo assassinatos por defenderem suas convicções e exercerem seus mandatos parlamentares.

A sessão solene é um momento significativo para relembrar a luta de Marielle Franco e para refletir sobre a importância de proteger e garantir a integridade dos agentes políticos que atuam em prol dos direitos e da justiça social. O Legislativo brasileiro se une hoje em memória da vereadora e de seu motorista, reafirmando o compromisso com a defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo