Chuvas causam 20 mortes no Espírito Santo e sete desaparecidos; Defesa Civil alerta para riscos em 21 municípios do estado.

No último fim de semana, o Espírito Santo foi atingido por fortes chuvas que causaram a morte de pelo menos 20 pessoas e deixaram sete desaparecidas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Os municípios mais afetados foram Mimoso do Sul e Apiacá, onde 18 das mortes foram registradas, sendo cinco vítimas em uma casa de apoio à pessoa com deficiência invadida pelas águas do Rio Muqui do Sul.

A situação de emergência levou a Defesa Civil a baixar o nível de alerta para fortes chuvas, destacando os riscos de deslizamentos de encostas e quedas de barreiras em 21 municípios do sul do Estado. Municípios como Vargem Alta, Muniz Freire e Bom Jesus do Norte contabilizaram um grande número de desalojados e desabrigados, totalizando 7.296 e 408 pessoas, respectivamente.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil Nacional reconheceu sumariamente a situação de emergência em diversos municípios, permitindo a solicitação de recursos para ações de assistência humanitária. A população afetada tem recebido apoio em forma de água potável, cestas básicas, kits de higiene pessoal e materiais de construção para reestruturação de áreas públicas atingidas.

A situação das rodovias no estado também foi prejudicada pelos deslizamentos provocados pelas chuvas. Trechos da BR-482, ES-393, ES-379 e ES-181 operam parcialmente devido a portos de interdição, enquanto a ES-297 foi totalmente interditada entre os quilômetros 45 e 4 da BR-101, sem previsão de liberação.

Diante dos impactos causados pelas chuvas no Espírito Santo, equipes de resgate e apoio estão trabalhando para prestar assistência às vítimas e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas. A população segue em alerta diante do risco de novas chuvas e deslizamentos, enquanto as autoridades seguem monitorando a situação de perto para garantir a segurança e bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo