Projeto de lei propõe criação de salas especializadas para tratar feridas no SUS, visando evitar complicações graves

Na última terça-feira (03/04/2024), o deputado Allan Garcês, do PP-MA, apresentou o Projeto de Lei 732/24, que visa implementar a Política Cicatriza Já, com o objetivo de atender e tratar feridas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta prevê a criação de salas especializadas no tratamento de feridas, denominadas Seafs.

De acordo com o projeto, as Seafs serão responsáveis pelo atendimento inicial dos pacientes por enfermeiros, que avaliarão e encaminharão os cuidados necessários. Para o deputado Allan Garcês, o tratamento adequado de feridas é fundamental para evitar complicações e evoluções para problemas de saúde mais graves. Ele ressalta que pequenos ferimentos podem se tornar graves e até mesmo levar à amputação de membros se não forem tratados de forma adequada.

A proposta agora segue para tramitação nas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale ressaltar que o projeto tem caráter conclusivo, ou seja, poderá ser votado apenas pelas comissões designadas, dispensando a deliberação do Plenário, a menos que haja decisão divergente entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados para a análise em plenário.

A implementação da Política Cicatriza Já representa um avanço significativo no tratamento de feridas no SUS, proporcionando um atendimento mais especializado e eficaz para a população. A iniciativa do deputado Allan Garcês demonstra a preocupação com a saúde e o bem-estar dos cidadãos, visando prevenir complicações e garantir uma melhor qualidade de vida para todos.

Acompanhe as próximas etapas do projeto para saber mais sobre os avanços na área da saúde e o impacto positivo que a Política Cicatriza Já poderá trazer para a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo