35 anos do STJ: Corte celebra aniversário em sessão solene do Congresso Nacional com reconhecimento internacional e prestação jurisdicional eficiente.

No próximo dia 10 de março, o Congresso Nacional irá celebrar os 35 anos de criação e instalação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em uma sessão solene que ocorrerá no Plenário da Câmara dos Deputados às 10h. A homenagem foi proposta pelos presidentes do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco e do deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG), respectivamente.

Criado com a promulgação da Constituição em 1988, o STJ foi instalado em 1989 em uma sessão solene convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Composta por 33 membros, a corte é responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o país e resolver casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a importância do STJ como um Tribunal da Cidadania, cujas decisões impactam diversos aspectos da vida cotidiana dos brasileiros. Ele ressaltou que nos últimos cinco anos, o STJ analisou e julgou cerca de meio milhhão de processos por ano, tornando-se referência internacional em processo eletrônico, gestão socioambiental e transparência.

A história do STJ remonta à justiça federal, com o extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), cujas atribuições foram sucedidas pelos tribunais regionais federais após a Constituição de 1988. A nova corte passou a funcionar na sede do TFR, incorporando sua estrutura material e humana. O principal tipo de processo julgado pelo STJ é o recurso especial, utilizado para resolver interpretações divergentes sobre dispositivos da lei federal.

Além disso, o STJ julga crimes comuns praticados por autoridades como governadores, desembargadores e procuradores da República, tendo um papel fundamental na garantia da ordem jurídica do país. A corte também acolhe manifestações do Procurador-Geral da República em casos de grave violação de direitos humanos.

Dessa forma, o Superior Tribunal de Justiça consolidou-se como um órgão essencial para a justiça brasileira, desempenhando um papel fundamental na interpretação da lei federal e garantindo a transparência e eficiência na prestação jurisdicional. A homenagem do Congresso Nacional é um reconhecimento da importância e relevância do STJ ao longo de seus 35 anos de existência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo