Fiocruz Pernambuco e parceiros organizam Seminário Cozinhas Populares Solidárias: combatendo a fome e alimentando a cidadania em Recife

No próximo dia 8, a Fiocruz Pernambuco sediará o “Seminário Cozinhas Populares Solidárias: combatendo a fome e alimentando a cidadania”, em parceria com a Campanha Mãos Solidárias, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Associação Mãe Terra. O evento promete reunir mais de 150 participantes de diferentes segmentos, incluindo membros de movimentos sociais, sociedade civil organizada, Governo, estudantes e pesquisadores atuantes nas redes de ações comunitárias entre o campo e a cidade.

O seminário terá como foco principal o combate à fome, sendo um espaço dedicado à reflexão, diálogo e formação. Além disso, o evento contará com a formatura de 80 cozinheiras, cozinheiros e auxiliares de cozinha do Curso de Cozinhas Populares Solidárias. Este curso teve como objetivo qualificar as equipes das Cozinhas Populares Solidárias de Pernambuco, promovendo a saúde, a solidariedade ativa, o combate à fome e as técnicas de agroecologia desenvolvidas junto ao MST.

A organização do seminário destaca a importância de debater a fome enquanto celebra a formatura dos profissionais que atuam diretamente no combate a esse problema. A professora Paulette Cavalcanti, pesquisadora do departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz PE e coordenadora do projeto, ressalta que a promoção à saúde, a solidariedade ativa e a agroecologia são fundamentais para estimular a cidadania e o protagonismo político das equipes no enfrentamento da fome e das injustiças sociais.

A programação do evento é dividida em dois momentos: a formatura dos agentes e um mesa-debate sobre “Reforma Agrária Popular e Combate à fome: Cozinhas Populares Solidárias na construção de territórios saudáveis e sustentáveis”. Esta discussão pretende abordar a relação entre a questão agrária e a fome no Brasil, além de destacar o papel do Estado e da sociedade civil organizada na garantia do direito à alimentação.

O “Seminário Cozinhas Populares Solidárias” é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar deste importante evento que tem como objetivo principal fortalecer os territórios saudáveis e sustentáveis, combatendo a fome e promovendo a cidadania através da alimentação adequada e da solidariedade ativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo