Igreja Católica de Portugal compensará vítimas de abusos sexuais cometidos por clero; indenizações serão solicitadas entre junho e dezembro.

A Igreja Católica de Portugal anunciou nesta quinta-feira que estará concedendo uma “compensação econômica” às vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero. Essa decisão vem um pouco mais de um ano após a revelação dos casos em um relatório encomendado pela instituição.

De acordo com o comunicado emitido durante o término de uma reunião dos bispos portugueses na cidade santuário de Fátima, as solicitações de indenização deverão ser apresentadas entre junho e dezembro deste ano. O pagamento será realizado a partir de um fundo criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, financiado de forma solidária por todas as dioceses do país.

Um relatório publicado em fevereiro de 2023, encomendado pelos bispos e realizado por uma comissão de especialistas independentes, identificou ao menos 4.815 casos de menores que foram vítimas de violência sexual desde 1950. Essas agressões foram encobertas pela hierarquia eclesiástica de forma sistemática, conforme concluiu a comissão após coletar mais de 500 depoimentos ao longo de um ano.

Diante desse cenário, a hierarquia eclesiástica reconheceu a necessidade de mudar a cultura da Igreja e pediu perdão às vítimas. Ainda, durante a visita à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em agosto de 2023, o Papa Francisco teve um encontro com 13 vítimas.

A decisão de conceder uma compensação econômica às vítimas é um passo importante para a reparação dos danos causados e para promover a justiça e a reconciliação. Espera-se que esse gesto contribua para o fortalecimento da confiança na instituição religiosa e para prevenir a ocorrência de novos casos de abuso no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo