Comissão aprova projeto que proíbe crédito rural para invasores de terras e condenados por crimes ambientais

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem o objetivo de proibir a concessão de crédito rural para invasores de terras e pessoas condenadas por crimes ambientais, contra a vida, a liberdade e a integridade física relacionados à invasão. O projeto, que recebeu o apoio dos membros da comissão, foi apresentado pelo deputado Célio Studart (PSD-CE) e teve como relator o deputado José Medeiros (PL-MT).

De acordo com Medeiros, a proposta visa coibir os danos ambientais decorrentes da prática da invasão de terras. Para o relator, penalizar o dono da propriedade onde ocorre a queimada não resolve o problema, uma vez que muitas vezes ela é gerada por outras pessoas, por caso fortuito ou sem culpa comprovada. Segundo o deputado, os invasores, por não terem nenhum vínculo com a terra, agem com irresponsabilidade e cometem diversos crimes ambientais que devem ser fortemente coibidos.

Artigos relacionados

O texto aprovado agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde também passará por uma avaliação em caráter conclusivo. Caso haja divergências nas decisões das comissões ou se houver um recurso assinado por 52 deputados, a matéria poderá ser apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados.

A proposta tem gerado debates e discussões entre os parlamentares, que reconhecem a importância de se garantir a proteção do meio ambiente e a punição para aqueles que cometem crimes relacionados à invasão de terras. Espera-se que a análise na CCJ e, possivelmente, no Plenário, leve a uma decisão que promova a preservação ambiental e o respeito às propriedades rurais no Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo