Levantamento aponta desigualdade na infraestrutura escolar entre alunos brancos e negros no Brasil.

Em um país marcado pela desigualdade social, um estudo realizado pelo Observatório da Branquitude revelou números alarmantes sobre a disparidade na infraestrutura das escolas de educação básica no Brasil. De acordo com a pesquisa, 69% dos alunos de escolas com melhor infraestrutura se autodeclaram brancos, enquanto nas escolas de maioria negra mais da metade não possui biblioteca (50,2%), laboratório de informática (53,1%) e quadra de esportes (51,7%).

O levantamento intitulado “A cor da infraestrutura escolar: diferenças entre escolas brancas e negras” chama a atenção para a disparidade existente entre as escolas, levando em consideração a cor da maioria dos alunos. A análise se baseou em dados do Censo Escolar de Educação Básica e no Índice de Nível Socioeconômico (Inse) referentes ao ano de 2021.

Os resultados revelaram que a desigualdade vai além da infraestrutura física das escolas, refletindo também no nível socioeconômico dos estudantes. Enquanto 75% das escolas com maioria de alunos negros se encontram nos níveis 3 e 4 do Inse, alunos de níveis sociais mais altos (5 e 6) estão presentes em 88% das escolas de maioria branca.

O estudo apontou que, em escolas onde a maioria dos alunos se enquadram no nível socioeconômico mais baixo, a falta de recursos básicos como coleta de lixo, rede de esgoto e acesso à água potável é uma realidade. Por outro lado, nas escolas com alunos de níveis mais altos, mais de 70% delas possuem biblioteca, laboratório de informática e quadra de esportes.

A analista de pesquisa do Observatório da Branquitude, Nayara Melo, ressaltou a importância de se abordar essa desigualdade desde o início da educação das crianças, destacando que o financiamento das escolas, tanto municipais quanto federais, é fundamental para mitigar essa disparidade. A pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas mais efetivas para promover a igualdade de oportunidades no sistema educacional do país.

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