Vulcão entra em erupção na Indonésia, obrigando centenas de pessoas a evacuar região remota em Sulawesi

Um vulcão na Indonésia entra em erupção, causando o deslocamento de centenas de pessoas. Na remota região de Sulawesi, o monte Ruang expeliu lava e uma enorme nuvem de fumaça, levando as autoridades locais a evacuar cerca de 800 moradores de dois vilarejos próximos.

A erupção teve início na noite de terça-feira e continuou ao longo do dia seguinte. Apesar do impacto visual da coluna de cinzas que se elevou a dois quilômetros de altura, não foram relatadas vítimas até o momento. No entanto, a situação permanece delicada, com o vulcão expelindo materiais a uma altitude de 2,5 quilômetros.

O diretor da agência de geologia, Muhamad Wafid, alertou sobre o aumento da atividade sísmica do monte Ruang nos dias que antecederam a erupção. A região da Indonésia é conhecida por sua elevada atividade vulcânica e sísmica, devido à sua localização no “Anel de Fogo do Pacífico”.

As autoridades continuam monitorando de perto a situação, especialmente devido aos terremotos recentes que provocaram um aumento na atividade do vulcão. Equipes de resgate e apoio estão mobilizadas para garantir a segurança e assistência às pessoas afetadas pela erupção.

A Indonésia, país formado por diversas ilhas, está acostumada a lidar com fenômenos naturais como esse. No entanto, a imprevisibilidade dos vulcões e terremotos torna esses eventos sempre uma preocupação para as autoridades e a população local.

Enquanto isso, o mundo enfrenta desafios em outras áreas, como os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, que estão em perigo, conforme alerta da ONU. Além disso, o Papa Francisco denuncia as torturas sofridas por prisioneiros de guerra, em uma demonstração do cenário complexo em que vivemos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo