Ministério da Saúde recomenda ampliação da vacina contra dengue para evitar vencimento de doses em 10 estados brasileiros.

O Ministério da Saúde emitiu uma recomendação nesta quarta-feira, 17, para que Estados e municípios ampliem o grupo-alvo para a vacina contra a dengue caso tenham doses que vencem no dia 30 de abril. Atualmente, a vacina é destinada ao público de 10 a 14 anos de algumas localidades, porém, a pasta sugere que, se houver risco de perda das doses, as autoridades de saúde podem administrá-las em pessoas de 6 a 16 anos.

Segundo a nota técnica, caso a ampliação ainda não seja suficiente para dar conta do estoque de vacinas a vencer, os municípios poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos. Essa faixa etária está prevista na bula da vacina da dengue.

De acordo com informações do MS, pelo menos dez Estados brasileiros têm doses com data de validade até 30 de abril e estão planejando o remanejamento dessas doses. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Embora o Ministério da Saúde não tenha fornecido detalhes sobre a quantidade de doses disponíveis nesses locais, foram divulgadas as novas faixas etárias que poderão receber o imunizante em algumas dessas unidades da federação. No Amazonas, a nova faixa etária é de 10 a 59 anos. Na Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo, a vacinação está autorizada para pessoas de 6 a 16 anos. Já em Goiás, a faixa etária vai de 4 a 59 anos.

Essa medida visa evitar desperdício de doses da vacina contra a dengue e busca garantir a imunização de um maior número de pessoas. O Ministério da Saúde trabalha em conjunto com os Estados e municípios para assegurar que a vacina chegue a quem mais precisa, mesmo readequando as faixas etárias para atender às demandas locais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo