Proposta de desvinculação de débitos de veículos após transferência de propriedade avança na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 1503/22, que trata da desvinculação automática de débitos referentes a veículos após a transferência de propriedade. O relator da proposta, deputado Gabriel Nunes, do PSD da Bahia, recomendou a aprovação do texto, que tem por objetivo evitar que os novos proprietários sejam penalizados com multas e encargos acumulados pelos antigos donos.

De acordo com o relator, as tecnologias disponíveis atualmente permitem que os órgãos de trânsito e a administração fazendária insiram rapidamente no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) todas as informações necessárias para garantir a quitação de débitos antes da transferência de propriedade. Gabriel Nunes ressaltou a importância de evitar a insegurança jurídica e os prejuízos aos consumidores e revendedores de veículos causados pela inclusão de pendências após a transferência.

O deputado Darci de Matos, autor do projeto, também defendeu a sua aprovação, argumentando que a morosidade e a ineficiência da administração pública não podem prejudicar os cidadãos que adquirem veículos. Segundo Matos, a proposta visa proteger os consumidores e garantir maior transparência no processo de transferência de propriedade de veículos automotores.

O próximo passo para o PL 1503/22 é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Caso aprovado, o texto seguirá para votação em Plenário. A reportagem foi feita por Murilo Souza, com edição de Marcia Becker.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo