Trabalhadores ao redor do mundo estão expostos a graves riscos para a saúde devido às mudanças climáticas, alerta a OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou um alerta preocupante nesta segunda-feira (22) ao informar que mais de 70% dos trabalhadores ao redor do mundo estão expostos a sérios riscos para a saúde devido às mudanças climáticas. Segundo um relatório divulgado pela organização, mais de 2,4 bilhões de pessoas, de uma força de trabalho global de 3,4 bilhões, estão sujeitas ao calor excessivo durante sua jornada de trabalho.

Desde o ano 2000, o percentual de trabalhadores expostos ao calor excessivo aumentou de 65,5% para 70,9%, indicando uma preocupante tendência de crescimento. Estimativas apontam que quase 19 mil vidas e mais de 2 milhões de anos de vida ajustados por deficiência são perdidos anualmente devido a lesões ocupacionais atribuíveis ao calor excessivo.

O relatório da OIT ressalta que as medidas de segurança e saúde no trabalho estão enfrentando desafios para se adaptar a essa nova realidade. Doenças como câncer, cardiovasculares, respiratórias, disfunções renais e problemas de saúde mental estão sendo associadas às mudanças climáticas, impactando diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores.

Ainda de acordo com a OIT, mais de 870 milhões de trabalhadores na agricultura estão provavelmente expostos a pesticidas, resultando em mais de 300 mil mortes por envenenamento. Além disso, mais de 15 mil mortes são atribuídas à exposição a doenças parasitárias e transmitidas por vetores.

Para a organização, as preocupações com a segurança e saúde no trabalho devem se tornar parte integrante das estratégias para lidar com as mudanças climáticas. Medidas como limites máximos de temperatura, diretrizes para adaptação, proteção adicional, treinamento e avaliação de riscos são essenciais para proteger os trabalhadores dos impactos das mudanças climáticas.

Diante desse cenário, a OIT destaca a necessidade de reavaliar a legislação existente e criar novos regulamentos para garantir a proteção dos trabalhadores, especialmente aqueles mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. A implementação de medidas de mitigação e adaptação é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro em meio às transformações climáticas globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo