Congresso Nacional analisa projeto que destina R$ 256,8 milhões para obras do Exército e Turismo

O Congresso Nacional está em análise do projeto de lei (PLN 5/24), que visa abrir um crédito suplementar no Orçamento de 2024 no valor de R$ 256,8 milhões. Este montante será direcionado para custear ações do Exército brasileiro e do Ministério do Turismo. A maior parte dos recursos será proveniente do superávit financeiro das contas públicas de 2023.

De acordo com o Poder Executivo, parte desses recursos serão destinados à execução de obras pelo Exército, como a duplicação da rodovia GO-213, obra em Araguari (MG) e a construção da barragem de Arvorezinha, em Bagé (RS). O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento do país, uma vez que o Exército atua em locais onde a iniciativa privada não tem interesse, devido à capilaridade de sua estrutura organizacional e seus recursos humanos.

Além disso, os convênios firmados com o Exército garantem a manutenção da capacitação das tropas de Engenharia de Construção, para que estejam preparadas tanto em tempos de paz quanto de guerra. No Ministério do Turismo, os recursos serão direcionados para o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), visando atender às demandas de crédito e fomentar o desenvolvimento das políticas públicas do setor turístico no Brasil.

Este projeto de lei seguirá para análise da Comissão Mista de Orçamento e, posteriormente, será levado ao Plenário do Congresso para votação. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a economia, promover o desenvolvimento de obras estruturantes e incentivar o turismo no país.

Portanto, fica evidente a importância desses investimentos para o crescimento e fortalecimento das áreas de infraestrutura e turismo no Brasil, assim como para a capacitação e preparo das tropas militares para atuar em diferentes cenários.É fundamental a análise criteriosa e o apoio do Legislativo para que essas ações sejam concretizadas e tragam benefícios para toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo