Economia dos EUA cresce abaixo do esperado no primeiro trimestre de 2024, com PIB a uma taxa anual de 1,6%

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2024 foi menor do que o esperado, de acordo com a primeira estimativa do Departamento do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (25). A economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,6%, em comparação com os 3,4% registrados no último trimestre de 2023.

Analistas esperavam um crescimento de 2,2% para o período de janeiro a março, de acordo com o Market Watch. A divulgação do PIB dos Estados Unidos é feita a uma taxa anualizada, que compara o crescimento do trimestre anterior e projeta a variação para o ano inteiro com base nesses três meses.

O presidente Joe Biden, que está buscando a reeleição, destacou o “crescimento constante e estável” da economia, mas ressaltou que ainda há trabalho a ser feito para reduzir os custos para as famílias trabalhadoras.

A desaceleração no ritmo de crescimento foi atribuída principalmente à queda nos gastos dos consumidores, exportações e gastos públicos estaduais e locais. O consumo das famílias continua sendo o principal motor da economia, apesar de um menor gasto com bens e serviços.

O economista-chefe da EY, Gregory Daco, ressaltou que, olhando para o futuro, é esperado um arrefecimento suave da economia devido às condições de mercado, como demanda de mão de obra limitada, inflação persistente e condições de crédito restritivas.

As projeções para o crescimento do PIB dos EUA em 2024 estão sendo ajustadas por instituições como o Federal Reserve e o FMI. A expectativa é que o crescimento econômico dos Estados Unidos permaneça sólido, mas há preocupações em relação às taxas de juros e inflação.

Com base nos dados divulgados, espera-se que o Fed mantenha as taxas altas pelo menos até setembro, com foco na inflação e no índice PCE. A próxima reunião de política monetária do Fed está marcada para a próxima semana, quando novas decisões sobre as taxas de juros podem ser anunciadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo