Segurar xixi por muito tempo pode trazer sérios problemas de saúde, alertam médicos.

Segurar o xixi por muito tempo pode parecer inofensivo para muitas pessoas, mas na realidade, essa prática pode trazer consequências sérias para a saúde. Muita gente se orgulha de não precisar ir ao banheiro toda hora e alguns simplesmente esquecem de ir na correria do dia a dia. No entanto, ficar segurando xixi por períodos prolongados não é uma boa ideia, de acordo com especialistas.

Além do desconforto e dor causados por reter a urina, essa prática pode levar a problemas de saúde mais graves, como infecções urinárias, dificuldades de retenção de urina no futuro e até mesmo o risco de estouro da bexiga. Os médicos recomendam que as pessoas vão ao banheiro pelo menos a cada três horas para evitar essas complicações.

Embora em algumas situações seja compreensível não conseguir ir ao banheiro imediatamente, como durante viagens, atividades ao ar livre ou eventos de trabalho, é importante não tornar o hábito de reter o xixi uma prática regular.

Segurar o xixi por muito tempo pode resultar em problemas como infecção do trato urinário, atrofia da bexiga (o que pode levar à incontinência no futuro), retenção urinária e até mesmo o estouro da bexiga em situações extremas. Porém, é importante ressaltar que as chances de causar danos irreparáveis à saúde por segurar o xixi são baixas.

Portanto, é fundamental atentar para os sinais do corpo e não negligenciar a vontade de urinar, pois reter o xixi por períodos prolongados pode resultar em problemas graves para a saúde. A recomendação dos especialistas é sempre buscar um banheiro quando sentir a necessidade, a fim de preservar a saúde do sistema urinário e evitar complicações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo