Pernambuco amplia vacinação contra Influenza para pessoas a partir de seis meses para reduzir casos de gripe no estado

Nesta quarta-feira (01/05), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou a decisão de aderir à ampliação da oferta da vacina Influenza para a população não imunizada a partir dos seis meses de idade. A medida foi orientada pelo Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo principal contribuir para a redução de atendimentos ambulatoriais e internações durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que engloba os meses de inverno e outono no Brasil.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) enviará nesta quinta-feira (02/05) a sétima remessa de doses de Influenza para os 184 municípios pernambucanos, além do distrito de Fernando de Noronha. Serão disponibilizados 236.810 imunizantes, totalizando 2.432.580 doses de Influenza distribuídas desde o início da campanha de vacinação. A ação tem previsão de continuidade até que os estoques sejam esgotados.

A superintendente estadual de imunizações, Jeane Torres Tavares, destacou que a recomendação do Ministério da Saúde para a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população não vacinada neste ano ocorreu mais cedo em relação aos anos anteriores. Ela ressaltou que em Pernambuco, a vacinação teve início mais cedo em 2024, com os municípios recebendo o imunobiológico já na primeira semana de março.

Até o momento, 27,2% da população preferencial de Pernambuco, estimada em 3.597.531 pessoas, já recebeu a vacina contra a influenza. A secretária de saúde, Zilda Cavalcanti, incentivou os municípios a intensificarem as estratégias de vacinação, com a realização de ações em escolas, feiras livres, indústrias e outros locais de grande circulação.

A vacina contra a influenza é considerada um imunizante trivalente, oferecendo proteção contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B do vírus. A doença é uma infecção viral de transmissibilidade acentuada, podendo apresentar sintomas leves ou graves, podendo até levar ao óbito em casos mais graves. A população é incentivada a buscar os postos de vacinação mais próximos para se imunizar e garantir a proteção contra a gripe, especialmente durante a sazonalidade dos vírus respiratórios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo