Deputados discutem riscos da barragem de rejeitos Forquilha III da Vale S.A. em Ouro Preto em audiência no Congresso.

Na tarde desta terça-feira (7), a comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a fiscalizar os rompimentos de barragens voltou sua atenção para a situação da barragem de rejeitos Forquilha III, pertencente à companhia Vale S.A., localizada em Ouro Preto, Minas Gerais. O debate, marcado para as 14 horas, acontecerá no plenário 4 e tem como objetivo discutir os potenciais impactos ambientais e sociais decorrentes da operação da barragem.

O deputado Padre João (PT-MG) ressalta a importância do debate diante do receio de novos despejos de rejeitos em cursos d’água da região, colocando em risco a existência das comunidades locais, em especial as comunidades rurais. Segundo o parlamentar, a presença das grandes estruturas de contenção de rejeitos da mineração gera um ambiente de ameaça psicológica para os moradores, o que reforça a necessidade de transparência e acesso aos dados relacionados às barragens em questão.

Artigos relacionados

Além da barragem Forquilha III, a comissão também irá analisar a estrutura de contenção de rejeitos da Vale S.A. em São Gonçalo do Bação, no Distrito de Itabirito. O objetivo é fornecer informações completas às famílias da região, garantindo assim a tranquilidade e segurança necessárias diante do contexto de mineração e potenciais impactos ambientais.

Diante do cenário de preocupação e incertezas, a expectativa é que o debate proporcione esclarecimentos essenciais para a população afetada, ao mesmo tempo em que pressiona as autoridades e empresas responsáveis pela gestão das barragens a adotarem medidas preventivas e de segurança eficazes. A transparência e o diálogo são fundamentais para garantir a proteção dos direitos das comunidades locais e a preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo