Câmara dos Deputados iluminada de azul em apoio ao Dia da Conscientização da Distonia, distúrbio neurológico sem cura, mas com tratamento.

A Câmara dos Deputados se destaca nesta segunda (6) e terça-feira (7) com uma iluminação especial na cor azul, em apoio ao Dia da Conscientização da Distonia. Esse distúrbio neurológico é caracterizado por contrações musculares involuntárias e afeta mais de 65 mil pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A distonia pode ser desencadeada por diversos fatores, como predisposições genéticas, efeitos colaterais de medicamentos, estresse, desidratação e cansaço. Apesar de não possuir cura, a doença pode ser controlada com tratamentos sintomáticos e específicos em alguns casos. O diagnóstico é feito clinicamente, através da identificação de posturas anormais e características específicas, já que não existem exames de imagem ou laboratoriais específicos para a doença.

Artigos relacionados

Entre as formas de tratamento disponíveis, estão a fisioterapia, reabilitação e neurocirurgias. No entanto, a maioria dos casos conta apenas com tratamentos sintomáticos. Existem casos específicos, como os distúrbios neurometabólicos, relacionados a metais pesados e algumas distonias adquiridas, que possuem tratamentos específicos.

A iluminação azul da Câmara dos Deputados não apenas destaca a importância da conscientização sobre a distonia, mas também visa sensibilizar a população sobre a necessidade de apoio e compreensão para aqueles que convivem com a doença. A iniciativa demonstra o compromisso do poder público em promover a saúde e o bem-estar da população, além de incentivar a busca por melhores formas de tratamento e controle dessa condição neurológica.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo