Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão de Educação discute inclusão de psicólogos e assistentes sociais na educação básica para atendimento multidisciplinar nas escolas.

Na manhã desta quinta-feira (9), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu para debater o projeto de lei que propõe a inclusão de psicólogos e assistentes sociais no quadro funcional da educação básica. O debate foi convocado pelo deputado Rafael Brito (MDB-AL), relator da proposta no colegiado.

Segundo o parlamentar, a realidade do país exige a presença de profissionais diversos no ambiente escolar, como já estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O projeto de lei em questão busca assegurar a obrigatoriedade deste suporte multidisciplinar, especialmente após o retorno das aulas presenciais, quando se tornou evidente a necessidade de um atendimento mais abrangente nas instituições de ensino.

Além disso, a educação brasileira está comprometida com a universalização da oferta de uma educação inclusiva, com serviços especializados para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Esse compromisso está alinhado com a Meta 4 do Plano Nacional de Educação.

O PL 3599/23, de autoria das deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Lêda Borges (PSDB-GO), visa garantir a implementação da legislação já vigente nesse sentido. A proposta será discutida em uma audiência pública que ocorrerá no plenário 10, às 10 horas.

A presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas é crucial para o desenvolvimento integral dos estudantes e para atender às demandas emocionais e sociais que surgem no ambiente escolar. A discussão em torno desse projeto de lei reflete o compromisso do legislativo com a educação e o bem-estar dos alunos no sistema de ensino.

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