Frente Parlamentar Ambientalista propõe medidas urgentes para enfrentamento das mudanças climáticas e desastres como o de Taquari (RS)

Na última terça-feira (7), a Frente Parlamentar Ambientalista apresentou um documento com projetos de lei prioritários para combater as mudanças climáticas. O objetivo é entregar essas propostas aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, visando estabelecer um compromisso do Legislativo em evitar tragédias e o aumento do número de refugiados climáticos.

Um dos pontos em destaque é a urgência na aprovação do projeto de lei PL 4129/21, de autoria da deputada Tabata Amaral, que estabelece diretrizes gerais para a elaboração de planos de adaptação das cidades às mudanças climáticas. A deputada enfatiza a importância de se adaptar para enfrentar eventos climáticos extremos.

Artigos relacionados

Além disso, a lista de projetos da Frente Parlamentar Ambientalista também aponta a necessidade de barrar propostas consideradas prejudiciais ao meio ambiente, como o projeto dos agrotóxicos e o projeto sobre licenciamento ambiental. Segundo o deputado Nilto Tatto, essas propostas devem ser arquivadas visando o bem do país.

Outro ponto de preocupação é o projeto de lei PL 364/19, que permite atividades agrícolas em áreas de campos de altitude, campos gerais e campos nativos. Para Sueli Araújo, coordenadora do Observatório do Clima, a aprovação desse projeto pode representar um retrocesso na proteção ambiental e aumentar o desmatamento.

A Frente Parlamentar Ambientalista alerta que propostas como essa podem contribuir para o agravamento dos fenômenos climáticos extremos. A preocupação com as mudanças climáticas é cada vez mais evidente, e medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar tragédias como a ocorrida recentemente no Rio Grande do Sul, onde pessoas precisaram ser resgatadas de telhados.

Em meio à crise climática, a atuação do Legislativo se torna fundamental para garantir a proteção do meio ambiente e a segurança da população. É necessário que os parlamentares estejam comprometidos em aprovar leis que promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental, em busca de um futuro mais seguro e saudável para todos.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo