Socorro Neri eleita presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas em eleição por aclamação nesta quarta-feira.

Na última quarta-feira (8), a deputada Socorro Neri (PP-AC) foi eleita por aclamação para ocupar a presidência da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. O colegiado também definiu os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (MDB-SE) como vice-presidente e relator, respectivamente.

Criada em 2008, a Comissão tem como principal objetivo acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações relacionadas às mudanças climáticas no Brasil, abordando questões como a mitigação das alterações do clima, a sustentabilidade da matriz energética, as emissões de gases de efeito estufa e as políticas de desenvolvimento sustentável.

Composta por 12 senadores e 12 deputados, além de suplentes, a presidência da Comissão é alternada entre membros da Câmara e do Senado. No ano anterior, os cargos foram ocupados por Humberto Costa e Socorro Neri, respectivamente. Já a relatoria ficou a cargo do deputado Sidney Leite (PSD-AM).

Durante a reunião, foi evidenciada a urgência do agravamento da crise climática, exemplificada por eventos extremos como as enchentes no Rio Grande do Sul. Humberto Costa expressou a necessidade de intensificar o trabalho da Comissão, considerando que no ano anterior o colegiado atuou por apenas quatro meses, ressaltando a importância de lidar com a crise climática no Nordeste, afetado pela seca e desertificação.

A expectativa é de que a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas desempenhe um papel fundamental na busca por soluções eficazes diante dos desafios ambientais que o Brasil enfrenta. O compromisso dos parlamentares em promover ações que visem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é essencial para garantir um futuro mais equilibrado e saudável para as próximas gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo