Repórter Recife – PE – Brasil

Líderes do Congresso Nacional fecham acordo para votação de vetos presidenciais em sessão histórica nesta tarde.

Na tarde de hoje, os líderes da Câmara e do Senado chegaram a um acordo para a votação dos vetos presidenciais na sessão do Congresso Nacional. A reunião, que está ocorrendo neste momento, irá analisar apenas os vetos para os quais já há consenso, bem como dois projetos de crédito orçamentário (PLNs 4 e 12/24), ambos relacionados à tragédia ocorrida recentemente no Rio Grande do Sul.

Os pontos mais polêmicos da sessão, referentes aos vetos à lei da saída temporária dos presos (Lei Sargento PM Dias – Veto 8/24) e a pontos da Lei de Segurança Nacional (Veto 46/21), foram adiados para o dia 28 de maio devido à falta de acordo entre o governo e a oposição. Enquanto isso, o foco está nos projetos em pauta que visam auxiliar o estado do Rio Grande do Sul após a tragédia.

O PLN 12/24 tem como proposta alterar o Orçamento de 2024 para possibilitar o remanejamento de emendas parlamentares para ações de proteção e defesa civil no estado. Já o PLN 4/24 visa permitir ao governo a execução prioritária dos recursos de emendas parlamentares para as cidades que se encontram em situação de calamidade pública ou emergência de saúde pública.

A sessão do Congresso Nacional promete ser movimentada e decisiva para definir o destino dos vetos presidenciais e dos projetos em discussão. Mais informações sobre a votação e seus desdobramentos serão divulgadas em breve, enquanto os debates seguem em andamento. Acompanhe a transmissão ao vivo através do link disponibilizado e fique por dentro de tudo que acontece no cenário político nacional.

Reportagem por Janary Júnior, com edição de Roberto Seabra. Aguarde por atualizações em breve.

Sair da versão mobile