Governo Antecipa Detalhes do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar em Audiência na Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o governo federal apresentou detalhes do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar, que tem previsão de lançamento para julho deste ano. A iniciativa tem como objetivo principal enfrentar problemas relacionados à insegurança alimentar, à pressão inflacionária sobre os alimentos da cesta básica e aos desafios na produção, distribuição e consumo de alimentos no país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o plano conta com o envolvimento de diversos setores e foi antecipado pelo secretário nacional de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton Fornazieri.

Durante a audiência, Fornazieri destacou a importância de diversificar e expandir a produção de alimentos diante de questões como o preço e a distribuição do arroz, afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no Brasil. Entre os principais eixos do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar estão a produção de alimentos saudáveis, o combate a perdas e desperdícios e ações de educação alimentar e nutricional.

Estratégias como sacolões, unidades de abastecimento populares e bancos de alimentos nos Ceasas estão previstas para superar os entraves na distribuição e comercialização. Além disso, está prevista a criação de um observatório dos preços para controlar flutuações excessivas. A intenção é que o plano seja executado de forma efetiva e tenha metas claras, prazos definidos e mecanismos de monitoramento e avaliação.

O deputado Padre João (PT-MG), organizador da reunião, anunciou a realização de novos debates na Comissão de Agricultura para contribuir com os ajustes finais do plano. Representantes do Ministério da Agricultura e do Conselho Federal de Nutricionistas também participaram da audiência. O apoio da FAO, órgão da ONU para Agricultura e Alimentação, e a participação de sete ministérios, além de outros órgãos e empresas públicas no comitê gestor do plano, reforçam a importância da iniciativa para garantir a segurança alimentar no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo