Venda de mais de 2 bilhões de genéricos em 2023 marca crescimento contínuo do mercado de medicamentos genéricos no Brasil

A venda de medicamentos genéricos no Brasil apresentou um crescimento significativo em 2023, com a comercialização de mais de 2 bilhões de unidades desses remédios no país. Esse dado destaca a relevância e a aceitação que os genéricos têm entre a população brasileira, mesmo após 25 anos da promulgação da Lei dos Medicamentos Genéricos.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), nos últimos cinco anos, as vendas desses medicamentos têm aumentado a uma média de 5% ao ano, o que demonstra a confiança dos consumidores nesse tipo de produto. Esse cenário positivo também é ressaltado pelo deputado Luiz Carlos Hauly, que foi líder do Governo durante o processo de votação da lei. Ele destaca a importância da presença de um concorrente para os medicamentos de referência, promovendo assim a competição e a redução de preços.

Além disso, a deputada Jandira Feghali, que participou ativamente do processo de votação da lei, ressalta a necessidade de investimentos no complexo econômico da saúde para garantir inovação e reduzir a dependência externa do Brasil. Para Carlos Magno, conselheiro do Conselho Federal de Medicina, a Lei dos Genéricos representa um marco na história da saúde do país, pois garantiu a disponibilidade de medicamentos básicos para grande parte da população, contribuindo para a manutenção da saúde pública.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, Tiago de Moraes Vicente, destaca que os genéricos mais utilizados pela população são aqueles relacionados a doenças crônicas, como hipertensão e colesterol. Ele também ressalta a economia de quase R$ 300 bilhões desde a implementação da lei, destacando a importância dos genéricos como opção mais acessível para os brasileiros.

Por fim, o diretor-executivo de Genéricos da EMS, Cauê Nascimento, enfatiza que, mesmo sendo mais baratos, os medicamentos genéricos passam por testes rigorosos para garantir sua qualidade e eficácia, oferecendo uma alternativa segura e eficiente para os consumidores. A indústria farmacêutica de genéricos no Brasil conta com 100 laboratórios e está em constante evolução, impulsionada por mudanças benéficas no setor, como a reforma tributária, que visa reduzir as alíquotas de medicamentos. Esse cenário promissor reforça a importância e a aceitação dos genéricos no mercado nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo