Aprovado projeto de lei que cria bolsa de estudo para dependentes de agentes de segurança mortos em serviço

Na tarde desta quinta-feira, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei inovador que tem como objetivo criar um programa de bolsa de estudo para dependentes dos agentes de segurança ou socioeducativos que tenham perdido a vida no exercício da profissão ou em razão dela. O relator responsável por essa importante iniciativa é o deputado Sargento Portugal, que recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1110/23, de autoria do deputado Sargento Gonçalves.

De acordo com Sargento Portugal, as pensões concedidas atualmente a esses dependentes muitas vezes se mostram insuficientes para atender as necessidades básicas das famílias deixadas para trás. Nesse sentido, o projeto de lei visa proporcionar um suporte adicional através de bolsas de estudo, reconhecendo o constante risco ao qual esses servidores estão expostos no exercício de suas funções.

O texto aprovado pela Comissão de Segurança Pública altera a Lei 13.756/18, que trata do Fundo Nacional de Segurança Pública, para incluir uma lista mais abrangente de beneficiados. Além dos dependentes de policiais militares e bombeiros militares, também serão contemplados com as bolsas de estudo os familiares de policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais civis, policiais penais federais, estaduais e distritais, guardas municipais e agentes socioeducativos.

Segundo o projeto de lei, será destinada uma alíquota de 1% dos recursos empenhados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública para as bolsas de estudo. Em recente levantamento realizado pelo Portal da Transparência, foi constatado que em 2023 foram empenhados R$ 2,3 bilhões, representando praticamente a totalidade das dotações.

Agora, o projeto seguirá em tramitação em caráter conclusivo e passará pelas comissões de Finanças e Tributação, assim como pela de Constituição e Justiça e de Cidadania. Essa iniciativa de apoio aos familiares dos agentes de segurança que perderam suas vidas em serviço demonstra um importante reconhecimento à dedicação e ao sacrifício desses profissionais em favor da segurança pública no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo