Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate desafios do ensino da história da África após 20 anos da Lei 10.639/03.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados está se preparando para debater os desafios enfrentados na efetivação do ensino da história da África, conforme determina a Lei 10.639/03. A discussão foi proposta pela deputada Carol Dartora (PT-PR) e está agendada para acontecer na próxima terça-feira, dia 21, às 10 horas.

Ao completar 20 anos desde sua implementação, a lei que inclui no currículo das escolas brasileiras a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” ainda enfrenta obstáculos na sua plena efetivação, segundo explicou a parlamentar. Um relatório recente elaborado pelo Geledés Instituto da Mulher Negra e pelo Instituto Alana apontou que, dentre 1.187 secretarias municipais de educação, 71% delas realizam poucas ou nenhuma ação para cumprir as diretrizes da referida lei.

Carol Dartora ressaltou ainda que a precarização das estruturas do Ministério da Educação durante o governo anterior dificultou ainda mais a implementação dessa política pública tão importante para a educação afro-brasileira, as relações étnico-raciais e o combate ao racismo estrutural no país.

O local exato onde será realizada a discussão ainda não foi definido, mas a expectativa é que o debate promova reflexões profundas sobre as medidas necessárias para garantir que a história e a cultura africana sejam transmitidas de maneira eficaz nas escolas de todo o Brasil.

Essa iniciativa da deputada Carol Dartora reforça a importância de se investir no ensino da história da África como forma de combater preconceitos e promover a diversidade cultural no país. A sociedade aguarda ansiosa por avanços concretos na efetivação da Lei 10.639/03 e, este debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados marca um passo importante nesse sentido.

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