Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova Política Nacional para Encefalomielite Miálgica no SUS em projeto de lei.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23/05/2024), o projeto de lei que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com Encefalomielite Miálgica, mais conhecida como síndrome da fadiga crônica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG).

Ao recomendar a aprovação do projeto, Ana Pimentel destacou que o principal objetivo da política é garantir o acesso integral a todos os serviços e tratamentos necessários para as pessoas diagnosticadas com a síndrome. A encefalomielite miálgica é uma condição caracterizada pela sensação de cansaço extremo e debilitante, que pode prejudicar a realização das atividades cotidianas por longos períodos.

O texto aprovado pela Comissão de Saúde reúne o projeto original da deputada Kokay com um substitutivo que detalha os princípios e diretrizes da nova política. Entre as medidas previstas estão o atendimento no SUS por equipes multiprofissionais, acesso a protocolos clínicos específicos e terapias experimentais, além da realização de campanhas de conscientização e capacitação de profissionais de saúde.

A próxima etapa para o PL 2812/21 é a análise nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. A aprovação desta proposta representa um avanço significativo para a atenção e tratamento de pacientes com síndrome da fadiga crônica no país.

Por Janary Júnior, com edição de Natalia Doederlein.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo