Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova Projeto 3D para conscientização sobre doação de sangue e órgãos nas escolas.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem como objetivo inserir o Programa de Ensino e Conscientização sobre Doação de Sangue, de Órgãos, de Tecidos e de Leite Materno, chamado Promoção 3D, na grade curricular da educação básica e superior. O programa, que será coordenado pelo Ministério da Educação, terá como foco a disciplina de Ciências no ensino fundamental, a disciplina de Biologia no ensino médio, e será obrigatório para os cursos da área da Saúde nas universidades.

De acordo com o projeto, o Promoção 3D incluirá ações como a inserção de conteúdo educativo sobre o tema no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), a formação pedagógica dos profissionais de ensino das redes públicas, e a realização de palestras e campanhas de conscientização sobre a importância das doações. O texto aprovado é o Projeto de Lei 110/24, de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), cuja relatoria foi realizada pelo deputado Lula da Fonte (PP-PE), que recomendou a aprovação.

Segundo o relator, o objetivo do projeto é combater a escassez de doações de sangue e de órgãos, e mudar a percepção da população em relação a essas práticas. O próximo passo para o PL 110/24 é sua análise nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que haja um aumento na conscientização sobre a importância da doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno, contribuindo para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O Brasil dá mais um passo importante na educação e na promoção da saúde com a implementação do Programa Promoção 3D nas instituições de ensino do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo